segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Evolução dos meios de comunicação em massa

Acompanhando o desenrolar dos meios de comunicação como os conhecemos hoje, passando por um processo de adaptação, inclusão, ambientação social (relativos a tempos diferentes) e do que podemos esperar destes meios futuramente, todos nós (jovens ou não) acompanhamos atualmente avanços significativos na questão de que já não somos mais obrigados a suprirmos às informações manipuladas pelo comércio jornalístico e que agora finalmente estamos tomando as "rédias" desta situação (como nunca à tivemos antes, diga-se de passagem), através das redes sociais e dos blogs presentes na Internet, nós fazemos,
escolhemos e debatemos as notícias,criando assim uma crescente "massa" detentora da informação (verdadeira) jamais antes vista na história da humanidade.
Porém, avanços são dados sempre com ressalvas, e não seria diferente com a Internet. Muito se tem discutido sobre a forma como a Internet "facilitou" o fluxo da informação e interação sobre os jovens estudantes (crianças e adolescentes) o que, de maneira equivocada, acaba por criar desconfiança geralmente de pais não muito contentes com o tempo de uso do computador por parte de seus filhos; isso se dá pela falta de conhecimento de alguns pais em relação ao mundo virtual, hoje a Internet é o espaço mais completo
didaticamente falando do que as bibliotecas (restritas aos grandes centros) jamais foram, hoje em dia o Google facilita e acaba com todo o processo de busca de qualquer coisa, inclusive livros, possibilitando uma eficácia na elaboração de pesquisas escolares, a única coisa que não se pode mudar é a falta de interesse destes jovens em adquirir conhecimento (o que não é diferente do tempo em que seus pais estudavam), isso é relativo.
A amplificação da informação se deu principalmente por empresas visionárias de um comércio que se desenrolava positivo e altamente lucrativo, o comércio dos computadores, Google, Microsoft, Amazon, dentre tantas outras desenvolveram, desenvolvem e continuarão a desenvolver softwares capazes de facilitar o acesso à conteúdos e personalizando as informações de cada um de nós (seus usuários) a nossos gostos, fazendo assim, contínuas pesquisas de opinião. Essas empresas já são à algum tempo formadoras de opinião (a exemplo da imprensa convencional) e, possivelmente daqui a algum tempo poderão serem as únicas,e é aí que verdadeiramente veremos quem será o detentor da informação, já que com essas empresas tomando o lugar da imprensa como a conhecemos hoje,e conseqüentemente tentando nos manipular, caberá a nós (usuários) fazermos justamente o que estas mesmas empresas nos ensinam agora,darmos um passo à frente, criarmos nossa própria rede de opinião e por fim, tomarmos novamente o controle dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário